Por Leticia Paranhos
Podemos notar que a brincadeira é um elemento fundamental para as crianças, ela está presente em tudo. A ludicidade é importante até mesmo nas tarefas mais comuns do dia, (exemplo: a hora de comer ou tomar banho) tornando-as mais fáceis e aceitáveis.
O que muitas pessoas não sabem, é que as brincadeiras são muito mais importantes do que se imagina, trazendo inúmeros benefícios que tem impacto em todas as esferas da vida do sujeito.

Em momentos de ludicidade, nós adultos, ao observar, podemos aprender muito mais do que se imagina sobre as crianças.
Existem aspectos que não são verbalizados pelas crianças, ou que elas ainda nem se dão conta, mas que ficam evidentes no ato de brincar. Como por exemplo:
O que elas sabem;
Como reagem ao se deparar com um desafio;
Como estão se sentindo;
Sua visão sobre as pessoas em seu ciclo de convivência, entre outras;
Ao brincar com uma criança, ela entende que aquele adulto com quem brinca, se importa com ela, então cria-se vínculo.

Além de proporcionar a nós, adultos, maior conhecimento e o fortalecimento do vínculo com a criança, as brincadeiras também possibilitam à criança adquirir habilidades, estimulam o conhecimento do próprio corpo, o desempenho físico, a criatividade, a autonomia, a imaginação, a força, a elasticidade, a curiosidade, a linguagem, o pensamento, o desenvolvimento motor e favorece o raciocínio;
Quando em grupo, a brincadeira ajuda a criança a entender regras e limites das relações interpessoais, e também facilita o convívio social.
Por isso não tenha medo de deixar sua criança brincar, a proteja, mas não tire sua liberdade protegendo-a excessivamente, pois a brincadeira permite que ela adquira muitas experiências.