Por Leticia Paranhos
A psicopedagogia é uma campo de conhecimento que estuda sobre o processo de aprendizagem humana, visando observar os potenciais afetivos, sociais e cognitivos do sujeito, para assim diagnosticar e intervir de forma adequada contra as dificuldades e a aprendizagem.
Ela também pode servir para prevenção contra dificuldades de aprendizagem, orientando pais e professores e elaborando formas de estimular o desenvolvimento cognitivo do sujeito.
Ao contrário do que muitos pensam, a psicopedagogia não é voltada apenas para crianças, ela também pode ser muito útil no processo de aprendizagem de jovens e adultos de todas as idades.
Isso acontece porque a psicopedagogia tem como foco a aprendizagem e o combate às dificuldades, o que pode acometer qualquer um. Além de, em alguns casos, ser necessária na reabilitação de indivíduos que perdem as capacidades cognitivas por conta da idade avançada.
A Psicopedagogia nasceu na Europa(1945), após a guerra e em meio a condições precárias, as crianças estavam debilitadas em sua aprendizagem. Na época, também começou a se prestar mais atenção na importância afetiva para o aprendizado das crianças.
Em 1970, ela chegou ao Brasil, trazendo consigo muitas influências da Argentina.
Clínicas: Nesse ambiente o psicopedagogo atende seus pacientes individualmente, fazendo o diagnóstico e a intervenção para solucionar os problemas de aprendizagem do sujeito.
Educação continuada: Se trata da necessidade do professor estar sempre aprendendo mais e se aperfeiçoando em seu trabalho. Nesse sentido, é de suma importância a presença de um psicopedagogo orientando e trazendo assuntos importantes para que o professor possa lidar com seus alunos de forma melhor a cada dia.
Orientação pedagógica: Dá orientações sobre dificuldades de aprendizagem relacionadas ao âmbito da psicopedagogia aos professores e responsáveis.
Recursos humanos: O psicopedagogo atua facilitando e aumentando a qualidade de processos de recrutamento. Através de seus saberes sobre o processo de aprendizagem, ele consegue observar os perfis dos colaboradores. Além de identificar a necessidade de treinamentos e aperfeiçoamento na empresa e de organizar atividades com o objetivo de trazer mais proximidade à equipe.
Ambiente Hospitalar: No ambiente hospitalar, o psicopedagogo atua observando e intervindo na aprendizagem do paciente, considerando todas as suas limitações e competências mentais, físicas e emocionais.
Instituições jurídicas: O psicopedagogo é solicitado em casos jurídicos quando há envolvimento de questões sobre a família no processo.
Geralmente, os psicopedagogos são acionados em casos de dificuldades de aprendizagem. Em certas situações, professores orientam os pais a procurarem um psicopedagogo para uma observação e intervenção mais eficaz.
Todavia, também existem pais que procuram um psicopedagogo para a prevenção contra essas dificuldades, através da melhor estimulação do funcionamento cognitivo do paciente. Ouvimos por aí que é mais fácil prevenir do que tratar, e isso não é diferente no caso das dificuldades de aprendizagem.
Mas, se você já enxerga dificuldades em seu filho, não se assuste, nunca é tarde demais para buscar ajuda.
Caso necessário, um psicopedagogo pode te ajudar a identificar o que está acontecendo e te indicar como prosseguir para solucionar os problemas e proporcionar uma boa vida escolar e social ao seu filho. São eles:
Nesse post eu falo um pouco sobre como funciona o trabalho de um Psicopedagogo Clínico.