Por Leticia Paranhos
No post "Autismo: O que é?", eu falei um pouco sobre o transtorno do espectro autista(TEA), que tem vários tipos, sendo um deles o Autismo infantil precoce. E aqui, esclarecerei do que ele se trata.
O autismo infantil precoce se trata do autismo que está presente desde o nascimento e é diagnosticado cedo. Ele é o tipo mais comum no espectro, o que é positivo, pois é muito importante que seja identificado entre os três primeiros anos de vida da criança. Isso contribui para que ela seja estimulada a se desenvolver através de intervenções. Assim, ela aprende habilidades sociais, a ser mais independente e adquire a capacidade de agir melhor em situações sociais.
Falei sobre os sintomas(e mais) do autismo no post "Autismo: O que é?"
O que torna esse diagnóstico precoce tão importante para uma vida melhor aos autistas é a neuroplasticidade, que todos nós possuímos. Ela é a capacidade de modificar a estrutura do cérebro através de estímulos, otimizando o funcionamento do cérebro e ajudando o indivíduo a superar os limites do transtorno. E, apesar de estar presente durante toda a vida, atua mais intensamente durante os primeiros anos de vida.
O diagnóstico é feito através de evidências científicas, observando o comportamento do paciente durante uma consulta(entrevista) na presença dos pais. Depois do diagnóstico, o especialista irá indicar como os pais devem agir para melhorar a qualidade de vida do paciente, e tratamentos adequados.