Por Leticia Paranhos
Se a pergunta acima tem te tirado a tranquilidade em relação ao desenvolvimento do seu filho, se pergunte também:
“Será que meu filho tem outras habilidades afloradas que eu não estou conseguindo enxergar?”
“Será que ele tem algum talento natural, que pode lhe proporcionar um futuro feliz e de sucesso?”.
Talvez ele tenha dificuldades com alguns assuntos pontuais, e facilidades com outros.
É importante que os pais saibam, que o indivíduo em questão é único, e que todos temos habilidades mais e menos afloradas.
Isso não quer dizer que você deve desconsiderar as notas do seu filho, e que está tudo bem ele ter passado a muito tempo da idade em que deveria aprender certos conteúdos.
Eles são de extrema importância para o futuro de um estudante que irá se tornar um adulto funcional. Todavia, nem sempre esse estudante vai aprender no mesmo tempo em que os outros, ou vai ter a mesma facilidade que as outras crianças e adolescentes.
Existem muitas outras qualidades além dessas, algumas crianças carregam com sigo uma criatividade brilhante, talento para montar coisas, para pintura, dança, oratória, entre tantas coisas. Não podemos sanar esses talentos em detrimento de números baseados em provas, provas estas, que não podem capturar qual é o real conhecimento do sujeito.
Contudo, existem uma série de problemas que podem causar dificuldades de aprendizagem em um estudante. Como o tdah, a visão baixa, problemas na audição, problemas motores, deficiência intelectual, traumas, o ambiente que o cerca, a falta de vínculo com pais e professores.
O tdah, por exemplo, é caracterizado pela dificuldade de focar, de memorizar, na organização, muita agitação, impulsividade(especialmente em meninos), entre outros.
TDAH (nesse artigo eu falo mais sobre)
É importante que isso seja investigado e caso necessário haja intervenção psicopedagógica, e em alguns casos, psicológica.